logotipo-universal
A Universal Produtos Prémios
Logotipo Universal

A Universal

1940. Oliveira de Azeméis. 11 produtores de manteiga.
O resto é história. A nossa história.

A marca Universal nasce através da associação de 11 pequenos produtores de manteiga da zona de Oliveira de Azeméis a 30 de Dezembro de 1940.

Nos primeiros dois anos a marca UNIVERSAL tinha apenas a manteiga como produto associado. O processo de fabrico era manual, assim como o de embalagem e de pesagem.

Foi com essa manteiga, embrulhada em pacotes de papel vegetal de 125g e 250g, que a marca UNIVERSAL se tornou conhecida e se foi tornando indispensável nas melhores pastelarias e charcutarias do mercado de Lisboa.

Os dias do princípio são trabalhosos. Todos os braços eram necessários para o fabrico da manteiga UNIVERSAL.

Mas, com o crescimento da notoriedade da marca, aliado ao crescimento da capacidade de produção, sem nunca perder o cariz tradicional, depressa se diversificou a produção e em 1942 começam os primeiros ensaios de fabricação do queijo.

Assim, e com grande sucesso, a marca UNIVERSAL depressa ficou associada aos queijos e viu a qualidade dos seus produtos reconhecida com a sua venda em todo o país.

Não havia mercearia que se prezasse que não vendesse os queijos bola UNIVERSAL. Os anos foram passando e os queijos tornaram-se o produto âncora da marca, mantendo todavia a produção de manteiga.

Em junho de 2015 a UNIVERSAL muda de mãos, e a estratégia comercial e de marketing adapta-se aos novos desafios do mercado. A grande distribuição e a exportação com a internacionalização da marca, passam a ser os objectivos comercias da UNIVERSAL.

Esse objectivo passa pela criação de um processo de fabrico modernizado, estratégias de marketing agressivas, adequadas às tendências do presente e a presença física nos grandes certames mundiais da especialidade. Tudo isto faz da UNIVERSAL melhor, com a qualidade que todos já conhecemos.