Universal




Internacionalização


DESIGNAÇÃO DO PROJETO: Internacionalização de indústria de lacticínios portuguesa
CÓDIGO DO PROJETO:
 Componente FSE: NORTE-06-3560-FSE-024511
 Componente FEDER: NORTE-02-0752-FEDER-024511
OBJETIVO PRINCIPAL: Reforçar a competitividade das PME
REGIÃO DE INTERVENÇÃO: Oliveira de Azemeis
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: LA - PRODUTOS LÁCTEOS, UNIPESSOAL LDA
DATA DE APROVAÇÃO: 07-07-2017
DATA DE INÍCIO DE INVESTIMENTO: 01-09-2017
DATA DE CONCLUSÃO PREVISTA: 31-08-2019
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL:
 Componente FSE: 8.292,86 €
 Componente FEDER: 519.245,00 €
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA (NÃO REEMBOLSÁVEL):
 Componente FSE: 5.805,00 €
 Componente FEDER: 233.660,25 €

RESUMO DO PROJECTO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS A ALCANÇAR:
A LA produtos lácteos nasce com a missão de internacionalizar os lacticínios portugueses e copo tal nasce também com uma estratégia de internacionalização concertada. Essa estratégia prevê investimentos ao nível de representação em feiras, organização de showrooms, marketing digita, prospecção directa, entre outros.
A empresa efectuará inicialmente estudos de mercado com vista a caracterizar cada mercado, segmentos, oportunidades especificas e formas diferenciadas de abordagem. Tal será efectuado com planos de comunicação e imagem, estudos de mercado, consultoria técnica especializada e consultoria comercial. Nesse processo começará a fazer algumas viagens de prospecção e a preparar workshops para quando a produção arrancar não perder tempo e divulgar assertivamente e rapidamente os produtos da empresa junto de revendedores e distribuidores.
A empresa não foi criada sem ter já garantias de escoamento, nomeadamente par ao mercado SADEC (através da Shoprite CHekers e Tenda atacado) e da MERCOSUL (Através do grupo ANGELONI e TENDA). Embora tenha já garantias no seu arranque a estratégia é de continuar a angariar clientes e a promover a marca. O esforço em campanha de marketing e criação de um conceito de marca forte é uma preocupação e tal é notório na politica geral de investimentos da empresa.
Todo o trabalho de promoção (quer junto do consumidor final quer junto dos revendedores/distribuidores) será complementado com consultoria comercial especializada na promoção da empresa e angariação de novos clientes logísticos.
Esta é uma pedra basilar na nossa estratégia de internacionalização uma vez que os grupos de distribuição têm exigências diversas o que torna o processo e negociação muito complexo e demorado se não formos bem assessorados tecnicamente e, simultaneamente, não criarmos a procura no consumidor final (Cliente directo dos grupos logísticos que queremos abordar).
É nossa intenção encontrar 1 a 2 novos distribuidores âncora em cada mercado alvo como forma de garantir escoamento e fortalecimento da marca Entre outros objectivos a empresa propõe-se, até ao ano de 2021, a atingir:
 Atingir um Valor acrescentado Bruto (VAB) de 3.557.771,96€
 Atingir um Volume de negócios na ordem dos 7.447.204,91€
 Criar 9 postos de trabalho qualificados

Como obrigações contratuais (clausula 5ª do termo de aceitação) a empresa deverá atingir um valor de exportações no volume de Negócios igual ou superior a 36,91%.